Odair Moniz morreu devido a um tiro disparado por um agente da PSP, algo que nunca deveria ter acontecido. A família apresentou queixa, e as autoridades estão a investigar o caso. Esta morte trágica gerou indignação, revolta e distúrbios que se espalharam pela área metropolitana de Lisboa.
A revolta e a indignação são formas de protesto que fazem parte dos direitos e liberdades nos Estados democráticos, mas distúrbios e violência são inadmissíveis e injustificáveis. O Governo está a acompanhar de perto esta situação, e todas as forças policiais estão preparadas para travar atos violentos que possam causar novas tragédias.
A melhor forma de atenuar esta fúria é explicar de forma transparente o que aconteceu, bem como as medidas que estão a ser aplicadas e reforçadas para evitar mais mortes e distúrbios. Nenhuma das duas situações é aceitável. Em nenhuma circunstância.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.