Quais sondagens, quais métricas, quais grupos-alvo. Tirem isso da cabeça. O método para saber quem vai ganhar as eleições está testado e garantido há muito tempo. É só responder: Verdadeiro ou Falso.
O professor americano Allan Lichtman e o matemático Vladimir Borok criaram, nos anos 80, um sistema de previsão do vencedor das eleições presidenciais americanas, que ainda hoje se usa e testa. Baseia-se em 13 perguntas-chave cujo resultado «decide» o próximo presidente. Neste momento, contra Trump, Biden tem uma ligeira vantagem. O método é simples: se 8 ou mais das 13 chaves forem verdadeiras para o partido no poder, então o seu candidato vencerá a eleição, mas se forem menos de 8, a vitória será do adversário.
Vale a pena testar em Portugal, nas legislativas de 10 de Março. Aqui vão as 13 perguntas, adaptadas «livremente» à nossa realidade:
- O partido no poder ganhou eleições durante o mandato? O PS perdeu em duas eleições: Madeira em 2023, e agora nos Açores. Falso.
- Há uma disputa eleitoral séria para o poder? Claro que há: AD e PS. Verdadeiro.
- O candidato do partido no poder tenta uma reeleição? Falso.
- O candidato do partido no poder é o PM em exercício? Falso.
- Há uma campanha significativa de um terceiro partido? Verdadeiro.
- Há uma Economia forte a curto prazo? Não há recessão? Verdadeiro.
- Há uma Economia forte a longo prazo? O crescimento económico per capita durante o mandato iguala ou excede o crescimento médio durante os dois mandatos anteriores? Verdadeiro.
- O partido no poder efetuou mudanças importantes na política nacional? Verdadeiro.
- Não há agitação social? Falso
- O exercício do poder não tem problemas com escândalos. Falso.
- O partido no poder não teve grandes falhas em assuntos externos ou militares? Verdadeiro
- O candidato do partido no poder é carismático? Falso. Sendo assim-assim não é verdadeiro.
- O candidato do partido adversário é carismático? Falso. Assim-Assim.
Pois é. Por agora, o candidato do partido incumbente não tem 8 respostas-chave verdadeiras. Faltam duas. Ou uma, se acharmos que Pedro Nuno Santos é carismático. Ainda não é, mas pode vir a ser. Resultado: o PS não vai ganhar as eleições, a acreditar nas 13 chaves de Lichtman! Melhor dizendo: o PS vai perder. Assunto fechado!