E de repente já é 2021 e com aquela esperança que já não haveria mais surpresas em 2021, até que no meio da semana passada, durante as minhas reuniões virtuais de trabalho, houve diversas interrupções: “Já viste o que está a acontecer em Washington?”
Depois de mais de uma década a viver nos Estados Unidos, notei uma diferença, que pode ser coincidência, após os eventos de início do ano, no Capitólio. Uma pergunta comum que recebi de amigos e colegas americanos foi: “Falou-se lá fora sobre a invasão durante a confirmação do novo Presidente?”
Achei bastante interessante a curiosidade dos locais sobre a percepção dos outros, pois a minha experiência até ao momento tinha sido o inverso. Tinha sido mais parecida à indiferença acerca da opinião dos outros.
Na minha humilde perspetiva, de emigrante nos Estados Unidos, reparo que há uma mudança de atitude, de inclusão e impacto que as palavras e ações podem ter, além dos que estão na linha de frente. Tenho consciência que também pode ser a minha vertente de atitude positiva na coisa. E quem não quer coisas positivas em 2021?