O empresário Salvador Fernandes Caetano faleceu aos 85 anos, vítima de doença prolongada. Recordar Salvador Caetano é lembrar o principal nome da indústria automóvel no nosso país. Fundador do grupo com o seu nome, importador da marca Toyota e durante muitos anos da BMW – criador da Baviera.
Estive presente em diversos eventos organizados pela Toyota. Salvador Caetano era invariavelmente elogiado pelos homens fortes da Toyota. Os japoneses elogiavam sempre a sua perseverança, o seu espírito combativo e a forma organizada como trabalhava.
Dos vários depoimentos que encontrei ao longo das últimas horas, destaco a opinião de Luís Felipe Menezes. O Presidente da Câmara Municipal de Gaia recordou que “ainda há dois anos, Salvador Caetano e os seus principais colaboradores, o seu genro José Ramos, resistiram ao que parecia ser uma inevitabilidade que era o despedimento de algumas centenas de trabalhadores através de diálogo social”, referindo-se à adoção do banco de horas face à redução no volume de encomendas na Caetano Bus, a empresa do grupo fabricante de autocarros.
Salvador Caetano nasceu no dia 2 de abril de 1926, em São Lourenço, freguesia de Vilar de Andorinho, Gaia. Começou a trabalhar com 11 anos de idade. Pintou carroçarias e especializou-se na reparação de autocarros na empresa Gondomarense.
Em 1946, depois da II Guerra Mundial, estabelece-se na indústria das carroçarias com uma pequena firma que se tornou no embrião da Toyota Caetano Portugal, S.A.
Salvador Caetano fica à frente do grupo, e, em 1961, fornece 12 autocarros aos STCP. No ano de 1967 consegue o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, em 1968 torna-se representante exclusivo da Toyota para Portugal.
Atualmente, o Grupo Salvador Caetano possui mais de 60 empresas e está presente na Alemanha, Angola, Cabo Verde, Espanha, Inglaterra e Marrocos.
Fica o abraço da VISÃO Motores para toda a família. Em particular ao seu genro, o Engenheiro José Ramos, aos irmãos Miguel e João, um abraço para o António Costa, para o Luis Felipe Olmo, e, claro, para a Luisa Máximo e para a Paula Arriscado
O corpo de Salvador Caetano vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia.