Apenas oito meses depois da berlina e do Coupé, chega ao mercado uma das principais referências do segmento Premium das “Stations”.
A julgar pelas primeiras imagens, os designers da Mercedes-Benz desenharam uma carrinha elegante, robusta e ao mesmo tempo funcional. Uma característica especial do sistema de gestão do compartimento de carga é a abertura e fecho automático da mala “Easy-Pack”. Um sistema que permite rebater os encostos dos bancos traseiros a partir do compartimento de carga, deixando de ser necessário ajustar previamente os apoios de cabeça e os assentos dos bancos traseiros. A capacidade de carga vai até aos 1.950 litros. Opcionalmente poderá ganhar uma terceira fila de bancos e transportar até sete pessoas.
Enquanto não chega a rival BMW Série 5 Touring no Verão de 2010, a nova Station do Classe E ambiciona o título da maior carrinha do segmento (comprimento/largura/altura: 4895/1854/1471mm).
Com mais de 20 novidades a nível tecnológico, a nova carrinha Station introduz uma série de inovações. Destaco algumas que prometem dar que falar. O sistema “Attention Assist”, que dispõe de sensores extremamente sensíveis que controlam constantemente mais de 70 parâmetros diferentes, faróis adaptativos que se adaptam às condições de tráfego ou o sistema de travagem de emergência automática (activada na iminência de uma colisão). Dispõe, ainda, do sistema de controlo da distância e o travão que inicia automaticamente uma travagem parcial ou de emergência. Pela primeira vez este sistema de travagem “Pré-Safe” tem capacidade para utilizar a informação recebida pelos sensores de curta distância, localizados nos pára-choques, para tensionar os cintos de segurança dianteiros antes de uma colisão, reduzindo as cargas exercidas sobre o condutor e acompanhante.
O novo Classe E Station, encontra-se equipado de série com nove airbags. O ajuste da suspensão também foi adaptado de modo a corresponder à modificada geometria do chassis, com amortecedores e estabilizadores de barra de torsão ligeiramente mais rígidos, tornando a Station tão ágil como a Limousine.
Novos motores
A gama de motorizações disponíveis para a nova Station à data do lançamento inclui cinco unidades de propulsão que debitam entre 170 e 388 CV. Os novos e modificados motores, apesar de disporem de uma menor cilindrada, debitam uma potência mais elevada do que os modelos anteriores e todos os motores cumprem os requisitos da norma de emissões EU5. Os preços oficiais ainda não foram divulgados. A versão 250 CDI deverá custar cerca de 55.300 euros.