A pergunta pode parecer estranha, mas acho que devia neste momento conferir se estão MESMO lá todos na Segurança Social.
Pois, mas como é que eu vejo isso? Tinha de ir lá perder uma manhã ou uma tarde e deve ser uma burocracia imensa. Olhe que não.
Basta ir ao site da Segurança Social e clicar em “Segurança Social Direta”. Provavelmente até tem uma senha mas não se lembra ou anda perdida no meio dos seus papéis. Não há problema, é só pedir outra na página de entrada da Segurança Social Direta. (Clique neste LINK)
Isto é muito importante. Durante a reportagem que fiz recentemente na SIC, na rubrica “Contas-poupança”, descobri que há pessoas a quem faltam vários anos de descontos e que só souberam agora quando foram ver a carreira contributiva delas. É muito simples, é só escolher entre as várias categorias de informação sobre si e estão lá os dados que a Segurança Social tem a seu respeito.
Há casos de burlas (felizmente, uma excepção) de contabilistas que recebem o dinheiro dos clientes para pagar a Segurança Social mas que ficam com o dinheiro no bolso, há casos de esquecimentos, de empresas que por dificuldades financeiras não pagam os descontos e os trabalhadores nem sonham. Só vão descobrir anos mais tarde.
Assim, se for lá ver fica logo a saber se está tudo bem ou não. Caso descubra algum erro terá de se dirigir pessoalmente aos serviços de atendimento.
No caso dos trabalhadores independentes, tem noutra “pasta” quanto tem de pagar este mês e se tem dívidas de meses passados.
E fica a saber também se recebeu dinheiro a mais de um subsídio de desemprego, baixa ou maternidade. Sei de vários casos em que têm dívidas à Segurança Social e não faziam ideia porque já passaram vários anos. Temo que agora tenham de pagar juros e multas. Vamos ver. Mas mais vale saber agora do que na altura da reforma, certo? Aí vai ser muito mais complicado recolher provas de um eventual engano ou contactar alguma empresa para corrigir um erro ou falta de pagamento.
Falaram-me de casos em que agora ao pedir a reforma deram por vários anos de falta de descontos à Segurança Social e que, neste momento, as empresas já fecharam há muito tempo e não vão conseguir recuperar esses dados.
Portanto, em resumo: vá regularmente à sua página da Segurança Social ver se os descontos estão a entrar todos e com os valores corretos. Como se fosse a sua conta bancária e fosse lá ver se o seu ordenado entrou.
Dá algum trabalho, mas olhe que depois da reportagem estou a receber tantos relatos de pessoas que pensavam que estava tudo bem e não está, que eu se fosse a si preocupava-me com isto.
Nunca se sabe. É a sua reforma que está em causa e se, antes disso, vier a precisar do subsídio de desemprego, baixa ou maternidade o valor pode ser mais baixo do que devia e nem vai perceber porquê. Não deixe para amanhã.