A edição do ano passado do Dia B contou com 6500 voluntários que, durante dois dias, ajudaram a dar nova vida a vários espaços da cidade do Barreiro (Setúbal). Parques infantis reabilitados, praias fluviais limpas ou fachadas pintadas foram algumas das mudanças conseguidas por este exército de voluntários.
Para a edição deste ano estão previstas mais de uma centena de ações de voluntariado, agendadas para sexta-feira e sábado, dias 13 e 14. O primeiro dia será dedicado às escolas da cidade e às suas zonas envolventes. O segundo estará focado em espaços públicos e coletivos do Barreiro.
Há 55 projetos inscritos da responsabilidade das escolas do concelho, que incluem atividades como jogos tradicionais, hortas pedagógicas, instalações artísticas, limpeza de espaços comuns ou a recuperação de jardins.
A comunidade em geral é responsável por outra meia centena de ações de voluntariado como a limpeza de praias, requalificação de mobiliário urbano ou criação de novos espaços verdes com árvores de fruto.
Uma das novidades desta edição da iniciativa é a aplicação para telemóvel (iOS e Android) B no Mapa que irá permitir aos voluntários acompanhar as várias ações em tempo real, através das fotografias dos participantes. Também deverá ser criado um jogo que dará pontos a quem passar pelo maior número de atividades.
No início desta semana, estavam inscritos cerca de 5500 voluntários, mas as incrições continuam na página da iniciativa que quer agitar o Barreiro.
Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.