Ao longo de todo o evento, podemos descobrir uma Grande Maison protagonista e interveniente em alguns dos principais momentos, mas também comprometida com diversas ações solidárias.
Para começar, a passadeira vermelha. É lá que ao longo do festival – que decorre entre os dia 31 de agosto e 6 de setembro – inúmeras celebridades desfilam com joias e relógios das mais diversas marcas. Entre elas, a Jaeger-LeCoultre. No passado, a marca suíça chegou mesmo a criar lindíssimas peças de alta-relojoaria/joalharia dedicadas ao evento, porém este ano, ainda não tivemos qualquer informação neste sentido. Isto não significa que a presença da marca não se faça também sentir através de instrumentos do tempo de nível superior. A Jaeger-LeCoultre optou antes por promover uma exposição com as 12 peças que compõem a coleção Hybris Artistica, símbolo da perícia e capacidade criativa da manufatura.
Por outro lado, foram ainda criadas diferentes versões do modelo Reverso para fins distintos. Durante a cerimónia de entrega dos prémios, a Jaeger-LeCoultre irá oferecer a cada um dos vencedores de Melhor Filme (Leão de Ouro), de Melhor Ator e de Melhor Atriz um Reverso personalizado com a representação lacada de um leão, emblema do festival. Os relógios incluem ainda a inscrição “71. Mostra”.
Também um Reverso personalizado foi criado para reforçar o apoio à ONG Emergency, uma associação que providencia tratamento médico de emergência a civis vítimas de guerra. Desde há três anos, a Jaeger-LeCoultre faz questão de organizar um evento especial de apoio a esta causa no Festival de Veneza, com a presença dos amigos da marca.
Ainda no domínio das ações solidária destaque para o lançamento de um programa três anos de restauro da Scuola Grande di San Rocco, monumento histórico que guarda criações do pintor Tintoretto. Este programa conta assim com o apoio da Jaeger-LeCoultre.
Por fim, refira-se o já conhecido galardão Glory to the Filmmaker que todos os anos distingue uma personalidade que tenha contribuído para o desenvolvimento do cinema contemporâneo. Este ano, James Franco foi o feliz contemplado.
Notícia completa e imagens: