Por Miguel Seabra
Depois da realização das 24 Horas de Le Mans em quatro rodas no passado mês de Junho, foi a vez do famoso circuito francês acolher a variante de duas rodas. Outra diferença, mais relojoeira: a Rolex é cronometrista oficial da prova automobilística, a TAG Heuer assume a posição de patrocinadora na competição de motociclismo.
A famosa competição organiza-se desde 1923 nas redondezas da cidade francesa de Le Mans e centrava-se sobretudo na resistência de máquinas e condutores – ao contrário de outro tipo de corridas mais curtas, como as de Formula 1, que privilegiam sobretudo a velocidade. São mais de 5.000 km, dia fora e noite dentro – e o conceito das 24 Horas de Le Mans inspirou o mesmo tipo de prova noutros locais, como as 24 Horas de Daytona ou as 24 Horas de Nurburgring.
A versão das 24 Horas de Le Mans em motociclismo leva já 34 edições realizadas e este ano constituiu a quarta prova do Campeonato de Mundo de Endurance da Federação Internacional de Motociclismo; o triunfo pertenceu, pela segunda vez consecutiva, à SRC Kawasaki – através dos pilotos Julien da Costa, Grégory Leblanc e Olivier Four, que conduziram a Kawasaki ZX 10-R à vitória com 834 voltas, mais uma do que a equipa Suzuki que se quedou no segundo posto.