Quando a VISÃO iniciou este projeto – com o lema “É aos 18 anos que se sai da casa. A VISÃO faz 18 anos e está na estrada” -, decidiu chamar-lhe Caravana VISÃO. Mal a primeira equipa se fez à estrada, recebemos protestos no nosso site: estávamos a viajar numa autocaravana e não numa caravana!
Os protestos causaram-nos um certo mal-estar. Claro que tínhamos escolhido apresentar o projeto como “Caravana VISÃO” porque se tratava da ideia de percorrer algo, e não do meio de transporte em si, mas não queríamos ter ninguém contra nós – muito menos os autocaravanistas, que poderiam ser potenciais seguidores das nossas histórias. A explicação foi dada nas páginas da revista, e o assunto ficou arrumado. Mas não esquecido.
Hoje, depois de um dia cheio de coincidências, de rosas e de néons, decidimos pernoitar num parque de campismo à saída de Alenquer, na nossa descida para Lisboa. Mal a Lucília acaba a ruidosa tarefa de estacionar de rabo a autocaravana, a porta da enorme casa branca com rodas atrás de nós abre-se e ouvimos “Boa noite autocaravana da VISÃO!”.
Era uma das pessoas que tinha escrito para a VISÃO refilando com o facto de estarmos a viajar numa autocaravana e chamarmos ao projeto Caravana. O resto da história fica para amanhã.