O valor das casas tem vindo a subir paulatinamente nos últimos anos mas dados revelados hoje pela Confidencial Imobiliário mostram que no segundo trimestre deste ano o aumento foi modesto, o mais baixo dos últimos dois anos. Diz o relatório que os “preços de venda das casas aumentaram 1,8% no 2º trimestre deste ano face ao trimestre anterior, registando a menor variação trimestral em dois anos”. Os dados resultam do Índice de Preços Residenciais, que monitoriza a evolução dos preços de transação da habitação em Portugal Continental.
“É necessário recuar ao 1º trimestre de 2021 para encontrar uma variação em cadeia menos robusta. A atual taxa de variação trimestral apresenta uma forte desaceleração face aos 4,3% registados no trimestre antecedente, refletindo um ciclo de variações mensais residuais entre abril e junho”, sublinha a Confidencial. Concretamente, neste período dos últimos três meses, os preços das casas registaram oscilações mensais inferiores a 1,0%, a última das quais, em junho, foi de 0,7%.
Em virtude deste comportamento de curto-prazo, a variação homóloga dos preços tem exibido uma trajetória de abrandamento, chegando a junho em 13,6%, ou seja, menos 3,6 pontos percentuais do que a variação homóloga observada em março (17,2%) e menos 5,1 pontos percentuais do que a registada no final de 2022 (18,7%).