O comércio eletrónico ganhou um impulso notável durante a pandemia mas não afetou a vontade dos portugueses em fazer compras ‘ao vivo e a cores’ nos seus locais de eleição. E os centros comerciais continuam a ocupar um peso importante nas escolhas dos portugueses. Que o diga a Sonae Sierra que durante 2022 assinou 193 novos contratos com lojistas nos seus ativos sob gestão em Portugal num total de 26000 m2 de ABL (Área Bruta Locável), uma média de 16 novas lojas por mês.
A empresa, que continua a apostar na prestação de serviços de comercialização para diversos tipos de ativos, como uso misto, centros comerciais ou mercados urbanos alimentares (food markets) tem, nos seus diferentes espaços, uma Taxa de Ocupação Global superior a 98% em 2022.
Uma das apostas da Sierra em 2022 passou sobretudo pelo reforço da sua oferta nos ativos sob gestão, e pela entrada de novos projetos, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa com destaque para o projeto urbanístico Prata Riverside e o centro de negócios World Trade Center e o emblemático edifício de uso misto, Atrium Saldanha. Entre as várias entradas no mercado em espaços Sonae Sierra destaque-se, por exemplo, a Adolfo Dominguez, Gant e Hugo Boss para o Centro Colombo, espaço comercial que contou ainda com a inauguração da primeira loja própria da Aristocrazy, a abertura da loja Lego, e para reforçar a conveniência um novo Continente Bom Dia na estação de metro. Destaque também para a chegada da Victoria’s Secret e Scalpers ao Norte Shopping e para a anunciada expansão das lojas da reconhecida empresa de cosmética Primor no Algarve Shopping e Nova Arcada. Com abertura prevista este ano, a Sierra comercializou o espaço do Pingo Doce no Campo Novo, e a chegada da Decathlon Connect ao complexo comercial situado em Tróia.
Em relação às perspetivas para este ano, Alberto Bravo, diretor de Property Management da Sierra para Portugal e Espanha, adiantou em comunicado que o objetivo “passa por continuar a desenvolver e melhorar os ativos sob gestão para que estes possam dar uma resposta cada vez mais adequada às novas tendências de consumo e necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo que criamos valor acrescentado para os nossos clientes.”