Os americanos, e, muito especificamente, os oriundos da Califórnia puseram Portugal no seu radar e já representam mesmo a nacionalidade mais ativa nos vistos Gold. Números do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), apontam para um volume de investimento de 25,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que mais do que triplicou em relação ao período homólogo de 2021.
“O investimento norte-americano em imobiliário português começou a manifestar-se ainda antes da pandemia e em outubro de 2021 um artigo na publicação Los Angels Magazine dava conta de uma subida de 33% nas saídas dos EUA com destino às cidades de Lisboa e Porto no ano anterior ao surto de COVID-19. Contudo, nunca como agora esse movimento foi tão evidente”, constata-se num comunicado da Athena Advisers, consultora imobiliária de luxo que fez recentemente um roadshow pelo Estado da Califórnia, com paragens em São Diego, Los Angels e São Francisco.
Para um californiano, viver em Portugal significa poder manter o seu estilo de vida, mas com uma melhor relação qualidade/custo. As semelhanças existentes entre a Califórnia e o território nacional, em especial a linha costeira, em termos de paisagem, geografia ou destinos de surf, fazem com que Portugal continue no topo das preferências dos californianos quando pensam em estabelecer-se noutro país, sublinhou David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers em Portugal.
Muitos destes clientes são oriundos do mercado das tecnologias de informação e estão dispostos a adquirir imóveis até 3,5 milhões de euros.
“Fomos muito bem recebidos em todas as cidades por onde passámos e notámos que há cada vez mais interesse pelo nosso país. A atratividade de Portugal para os norte-americanos já não é de agora, mas se há cerca de três anos, em 10 clientes tínhamos um norte-americano, hoje nos mesmos 10 temos seis do outro lado do Atlântico”, nota David Moura-George. “A maior parte da procura chega-nos dos californianos, devido à forte afinidade que sentem com o nosso país, e daí a aposta nesta região para o roadshow da Athena Advisers”, realçou ainda o diretor geral da Athena Advisers em Portugal.
Os destinos de Cascais e Oeiras, na Grande Lisboa, ou em alternativa, os Açores e a Costa Vicentina – quando o investimento é feito para obtenção do visto gold – são os mais procurados por estarem próximos do mar e da praia, o que torna possível manterem um estilo de vida muito parecido com o que tinham na Califórnia.
“Normalmente são pessoas com um modo de vida bastante alternativo e já habituados a morar fora dos grandes centros urbanos. Na sua maioria são casais jovens, muito ligados às tecnologias, mas também temos bastantes clientes reformados”, refere o diretor geral da Athena Advisers. “A liberdade e flexibilidade possibilitadas pelo teletrabalho é mais um incentivo na relocalização dos norte-americanos que procuram as excelentes condições de vida que Portugal oferece, e a imagem que o país construiu na área do empreendedorismo e inovação tecnológica é um forte atrativo para a expansão de startups e empreendedores desta área”, rematou ainda o responsável.