A pandemia não travou as marcas de luxo que disputaram todo o espaço disponível no recém-criado Galleria, um espaço muito exclusivo integrado na mega-obra de expansão do NorteShopping – em pouco mais de um mês após a inauguração (que decorreu a 21 de outubro) as 18 lojas desta nova zona ficaram totalmente ocupadas.
Hugo Boss, Maybach, Max Mara WeekEnd, Polo Ralph Lauren, Gant, Adolfo Dominguez, Furla, Tommy Hilfiger ou a Loja das Meias são algumas das insígnias presentes no Galleria, um espaço que a Sonae Sierra pretendeu diferenciador em termos arquitetónicos de forma a criar um conceito inovador no panorama dos shoppings em Portugal.
“Este projeto é fiel à nobreza dos materiais: aqui a madeira é mesmo madeira, o ferro é mesmo ferro e a pedra é mesmo pedra. Não há imitações como é normal acontecer nos investimentos muito grandes. Quando se entra no Galleria a diferença é bastante notória e esse era o objetivo. Até a iluminação é diferente daquela que foi usada nos espaços mais populares”, explica Jorge Morgadinho, arquiteto e administrador responsável pela área de Desenvolvimento da Sonae Sierra, proprietária do shopping.
Localizada no piso 1 do NorteShopping, esta área ocupa cerca de 5.000 m2 e para além das 18 lojas contam-se ainda alguns espaços de restauração como o bar de champanhe Bubbles&Pearls (que apresenta o seu primeiro conceito adaptado a um centro comercial), a casa de chá da Arcádia e o restaurante Delicatessen do chef Rui Paula. Alguns dos espaços ainda estão a fazer obras de adaptação aos seus respetivos conceitos mas a Sonae Sierra já fechou todos os contratos e já não há qualquer loja disponível para arrendamento.
As lojas do Galleria são as mais imponentes do universo de lojas Sonae – o pé direito chega aos sete metros
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Luxo também é imponência e por isso o Galleria foi concebido na área com maior amplitude espacial do centro. “O Galleria forma uma espécie de boomerang, instalado na zona onde em tempos existiram os cinemas (entretanto transferidos para o piso de cima). Ora, os cinemas são sempre os espaços nos centros comerciais que possuem a maior altura, portanto, ao instalarmos aqui esta área, conseguimos fazer um corredor premium com 9 metros de pé direito e lojas com sete metros de pé direito, as mais altas que alguma vez fizemos em 31 anos de existência da Sonae Sierra”, detalha Jorge Morgadinho, lembrando que só neste espaço foram gastos oito milhões de euros. A obra decorreu durante este ano, maioritariamente no período noturno quando o shopping encerrava portas ao público no final do dia.
Além das 18 lojas há mais quatro quiosques, todos orientados para produtos de luxo.
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Para reforçar o posicionamento mais exclusivo, foi instalado um elevador com ligação direta ao parque de estacionamento -3. “Assim, uma pessoa que queira uma experiência de compra mais premium pode ter essa sensação desde o momento em que entra de carro no estacionamento do NorteShopping. Basta chegar lá, entrega o carro a alguém que irá tratar dele, sobe o elevador e vai diretamente ao centro do Galleria”, exemplifica o arquiteto.
O espaço tem também várias obras de arte instaladas para enriquecer a experiência cultural da visita (entre os quais um impactante painel de Joana Astolfi).
O Galleria fechou com chave-de-ouro as mega-obras de expansão feitas nos últimos quatro anos no Norte Shopping, um dos maiores centros comerciais do país, com 22 anos de existência. Foi um investimento global de €77 milhões que não só permitiu remodelar áreas existentes (como a da restauração), refrescar a fachada e refazer acessos, como acrescentar 15.000 metros quadrados de área nova construída.
“Iremos fazer uma obra ainda maior no centro Colombo mas para já ainda não começou a ser implementado por isso sim, a do NorteShopping é a maior feita até agora em termos de ampliação e remodelações. Foram feitas intervenções variadíssimas desde aquelas de ‘lavar a cara’, como costumamos dizer, até grandes obras de expansão em que acrescentámos área locável e muitas outras intervenções à volta do NorteShopping como os acessos e os jardins. Foi um somatório de muitas coisas nestes últimos quatro anos até chegarmos até aqui ”, rematou ainda Jorge Morgadinho.
No total, a expansão permitiu criar cerca de 800 postos de trabalho diretos.