O edifício Castilho 203, promovido pela Vanguard Properties, que integra o apartamento mais caro do país (acima dos 7 mihões e que foi adquirido por Cristiano Ronaldo), ganhou o prémio SIL do Imobiliário a duplicar – nas categorias de “Melhor Empreendimento Imobiliário na Categoria Habitação” e “Melhor Reabilitação urbana na Categoria Habitação”. O projeto de arquitetura é da responsabilidade da ARX Arquitectos.
Os Prémios SIL do Imobiliário, que vão já na sua décima edição, distinguem anualmente o que de melhor se faz no mercado imobiliário português. Na edição de 2020 que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa – FIL até este domingo, foram entregues sete galardões divididos por três categorias. A Vanguard Properties foi a grande vencedora desta edição, arrecadando quatro dos sete prémios a concurso.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/10/Castilho-203-2-1600x624.jpeg)
A ARX Arquitectos assina o projeto do Castilho 203, localizado em Lisboa, junto ao Parque Eduardo VII
O Castilho 203 tornou-se referencial no imobiliário de luxo com os preços a baterem valores pouco habituais para apartamentos. À centralidade, a dois minutos do Marquês de Pombal e os acabamentos de gama elevada, somam-se os equipamentos integrados no edifício – todos os residentes têm acesso a uma piscina coberta no rés-de-chão, à piscina ao ar livre no 8º piso, a um spa/ginásio no 1º andar, sala de cinema, uma ampla receção (pontuada por uma peça exclusiva do artista José Pedro Croft) e serviços de concierge. O Castilho 203 acolhe 19 apartamentos de tipologias T2 e T3 – os City Flats e Sky Flats (com vistas de 360 graus sobre Lisboa) – e uma penthouse com cerca de 300 m2 e um terraço panorâmico exclusivo no topo do edifício com mais 260 m2.
Para além do Castilho 203, a Vanguard Properties viu o seu projeto em Porches, no Algarve, o White Shell, vencer os prémios de “Melhor Empreendimento Imobiliário na Categoria Turismo” e “Melhor Construção Sustentável e Eficiência Energética”. O ateliê Saraiva Arquitectos assina este projeto.
Já “A Escola de Todos Nós”, da APPII – Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários, venceu na categoria de Comércio, Serviços e Logística. O projeto solidário que uniu os associados da APPII e que permitiu reerguer literalmente das cinzas a Escola Primária de Midões, precisamente dois anos depois de ter sido devastada pelo incêndio de 2017, devolveu o espaço renovado às cerca de 30 crianças desta localidade de Tábua.
Na categoria Reabilitação Urbana e para além do Castilho 203 na Habitação, foram ainda distinguidos o Bairro Alto Hotel, da Casais, na categoria de Turismo e o Parque Ribeirinho Oriente, da Câmara Municipal de Lisboa, na categoria de Espaços Públicos.