O setor da Construção (a par dos Transportes) está entre os que mais contribui para o crescimento da constituição de novas empresas. Os números são da Informa DB (Dun & Bradstreet) que revela que em conjunto estes dois sectores foram responsáveis por mais de 90% do aumento relativo ao surgimento de novas empresas.
A Construção registou um crescimento de 28,4%, com 5 013 empresas constituídas este ano, sobretudo nos subsetores da ‘Construção e promoção de edifícios’ e ‘Atividades especializadas’. Já nos transportes, foram criadas este ano 4 068 novas empresas (quase na totalidade associadas ao subsetor do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’), mais 2098 que no período homólogo, o que corresponde a um crescimento de 106,5%.
“A um mês do final do ano, já nasceram praticamente o mesmo número de empresas em 2019 que no mesmo período do ano passado. Até 30 de novembro deste ano nasceram 45 471 empresas, o que configura um mais que provável recorde de novas empresas em 2019”, refere-se no relatório da Informa.