As imagens em modo panorâmico permitem aos fotógrafos mostrar cenários que se tornam obras de arte. São precisamente essas que o júri dos Prémios Epson International Pano de 2022 quis homenagear. O vencedor geral do Open Competition foi Jinyi He, da China, com três imagens: ‘The Vein’, ‘Purple World’ e ‘Rainbow Canyon’.
“É muito especial para mim ser reconhecido pelos trabalhos feitos na minha cidade natal de infância, Xinjiang, na China”, conta o vencedor. “Como fotógrafo, sou sempre apaixonado por explorar majestosas paisagens chinesas raramente conhecidas pelos fotógrafos ocidentais. Dedico-me a captar a sua beleza preciosa mas escondida. Acredito que as fotos mais poderosas vêm do coração, e não do cérebro”.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/10/221006_Aerial_Jinyi-He-China.jpg)
Ao descrever a imagem ‘The Vein’, a sua obra mais elogiada, Jinyi conta que foi tirada em Xinjiang no ano passado. “Tirei esta foto no Dushanzi Grand Canyon, uma maravilha geológica. Por dezenas de milhões de anos, a água da neve derretida do glaciar de Tianshan abriu o peito do vasto Gobi e formou esta paisagem natural sob o movimento da crosta terrestre e a erosão do vento e da chuva”, explica.
Os Prémios Epson International Pano é o maior concurso internacional de fotografia panorâmica. Este ano a competição recebeu 4129 inscrições de 1197 fotógrafos profissionais e amadores de 98 países.