Depois de se formar na Universidade do Minho, Vítor Espírito Santo foi contratado para assumir um lugar chave na startup americana enquanto diretor de agricultura celular. É a partir dos laboratórios da Just que tem vindo a liderar o desenvolvimento de uma nova gama de produtos alimentares que extrai células de animais em vez de os sacrificar com vista à produção de carne.
Antes de avançar para a reprodução de células animais, a startup americana já havia criado um produto comercial que funciona como uma alternativa ao ovo, mas dispensa galinhas e os ovos propriamente ditos, e tem por base células de origem vegetal. Para os tempos mais próximos, a Just está apostada em entrar no mercado com carne de aves produzida a partir da reprodução de células em reatores.
A revolução alimentar está apenas no início – e as ementas e as receitas não deverão demorar a muito a mudar nos próximos tempos, como se pode confirmar pelas palavras de Vítor Espírito Santo, em mais uma entrevista Exame Informática Live.
Não perca, a partir das 17h.