Vou escrever sobre algo que nos é desagradável: impostos. Desagradável para nós, contribuintes, sejamos cidadãos assalariados, profissionais liberais, ou proprietários de negócios. Porque «nada no mundo é certo exceto a morte e o pagamento de impostos», como referiu Benjamim Franklin numa carta escrita em 1789.
Apesar desta certeza, os contabilistas e as empresas sabem que, em cada ano fiscal, o software de apoio à contabilidade traz as atualizações adequadas às mudanças da regulamentação para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e legais. Por isso, dedicando estas linhas aos que já utilizam plataformas de automatização das obrigações fiscais – e àqueles que ainda não, mas acabarão por aderir -, permitam-me partilhar a lista das tarefas que, por serem automáticas, já não é necessário executar:
- Comunicação dos ficheiros SAFT à Autoridade Tributária;
- Recolha de informação contabilística (documentos de compras e vendas no portal e-Fatura, recibos verdes);
- Comunicação das declarações fiscais (IVA, Declarações Recapitulativas de IVA, Pagamento por Conta, DMR, DRI, Modelo 10, Modelo 39, DUC);
- Recolha dos comprovativos de entrega e notas de pagamento;
- Envio do SAFT da faturação dos clientes para a Autoridade Tributária;
- Recolha do SAFT do software de faturação dos clientes;
- Comunicação rápida da inexistência de faturação.
Agradável, não é?
E se a isto juntar não ter de estar presente nos momentos em que há falhas na comunicação com os portais das entidades oficiais, mesmo quando estão em baixo, porque o software assegura o envio automático até ter sucesso?
A “culpa” é do Robotic Process Automation (RPA), uma tecnologia com base em robôs de software para automatizar tarefas repetitivas e manuais, frequentemente realizadas por seres humanos em sistemas empresariais.
Atualmente, existem plataformas de automatização de reporte fiscal para que os escritórios de contabilidade sejam capazes de entregar as obrigações fiscais dos seus clientes em tempo real e através de uma única plataforma. Estas plataformas asseguram mais tempo para trabalhar a estratégia fiscal e dar apoio direto ao cliente, no esclarecimento das suas dúvidas e na ponderação das decisões. Às empresas, garante tranquilidade, paz e cumprimento dos prazos. Ainda mais simpático, não é? Simpático e automático.