Durante a semana passada, algumas máquinas com Windows passaram a mostrar ecrãs completos com notificações para ser descarregada e instalada a atualização para Windows 11, apesar de o hardware não o suportar. O lapso foi detetado pelo utilizador do Twitter PhantomOcean3 e é a segunda vez que acontece no espaço de um ano.
A Microsoft reconhece o erro em comunicado “a algum hardware não elegível Windows 10, versão 12H2, foi oferecida uma atualização indevida para o Windows 11 (…) os dispositivos que enfrentaram esta situação não conseguiram completar o processo de atualização”, cita o The Verge.
Da outra vez em que isto aconteceu, os utilizadores conseguiram terminar o processo de instalação. Oficialmente, o Windows 11 requer processadores Intel Coffee Lake de 8ª geração ou Zen 2 ou superiores, embora haja formas não oficiais (e fáceis) de contornar esta exigência de requisitos mínimos.
O lapso surge numa má altura para a Microsoft, que se preparar para trazer melhorias adicionais ao Windows 11, como uma caixa de pesquisa completa na barra de tarefas, uma pesquisa remodelada a partir do menu Iniciar e uma barra de tarefas otimizada para tablets, entre outros retoques estéticos e funcionais.