O AI Mentor é a proposta da OutSystems para que as equipas de TI possam otimizar as suas arquiteturas para o desempenho, identificar e corrigir erros de programação relacionados com a segurança, minimizar dívidas técnicas e o desperdício de trabalho. A novidade foi apresentada no evento de inovação da empresa, o NextStep 2022.
Este sistema de IA atua em todas as etapas do desenvolvimento de software, ajudando de forma intuitiva e instantânea. O programa automatiza tarefas repetidas, elimina trabalho tedioso e ajuda a manter elevados padrões de qualidade.
Gonçalo Gaiolas, Chief Product Officer na OutSystems, descreve que “a nossa IA avançada reduz literalmente semanas e meses no processo de programação, aumenta a qualidade e a segurança de cada aplicação. O AI Mentor System é como ter uma equipa de especialistas a melhorar e ampliar a experiência coletiva de uma equipa”.
Em termos de capacidades, o comunicado de imprensa explicita que o sistema tem um mentor de código, que prevê o que fazer de seguida, sugere a melhor opção e adiciona-a ao código de um programador de forma lógica e adaptada ao contexto de negócio; um mentor de arquitetura, que revê o código para garantir que vai ao encontro dos padrões mais críticos; um mentor de segurança, que procura vulnerabilidades de código introduzidas durante o desenvolvimento; um mentor de performance que identifica potenciais complicações de desempenho e garante que as aplicações funcionam consistentemente com a máxima eficiência; um mentor de estabilidade, que analisa todo o portefólio de aplicações da empresa e procura oportunidades de reduzir a dívida técnica
Além do AI Mentor System, a empresa aproveitou para anunciar outras melhorias como a API SAST (de Static Application Security Testing); a autenticação OpenID para utilizadores da plataforma; a expansão de capacidade de observação empresarial e o suporte do Integration Builder para MongoDB.