“Um grande passo em direção à colaboração”, foi desta forma que a Adobe descreveu as versões web do Photoshop e do Illustrator que chegam ao mercado. O objetivo não passa por permitir grandes trabalhos muito complexos, mas sim pequenas edições, anotações e comentários por parte dos colegas, à semelhança do que se faz com um Google Doc.
O trabalho de revisão e de comentários pode ser feito sem que o utilizador colaborativo tenha necessidade de descarregar os ficheiros para o seu computador. Os colegas “podem rever e adicionar comentários diretamente no browser, sem ter de descarregar apps ou ter subscrição da Creative Cloud”, realça a Adobe. O Engadget explica que vai ser possível mostrar o trabalho a outros utilizadores ou clientes, sem que estes tenham produtos Adobe.
Os utilizadores vão poder ter, também no browser, acesso a funcionalidades de edição básica, para fazer pequenos ajustes e retoques rápidos, correções de cor e outras alterações.
Em paralelo, a Adobe anunciou os Creative Cloud Spaces, espaços destinados a membros de equipas de projeto para mostrar documentos, partilhar imagens e trabalhar de forma colaborativa, como se estivessem em frente a um quadro branco, semelhante ao que se faz com o MS Teams ou com o Klaxoon, por exemplo.
As funcionalidades de edição básica estão disponíveis via versão beta para o Photoshop ou como beta privada para o Illustrator, enquanto a opção de comentar e deixar feedback está disponível nas versões mais recentes das apps.