A Apple comprometeu-se, durante a WWDC, a aumentar as defesas sobre a privacidade dos utilizadores e a manter os dados ‘a salvo’ de terceiros. Além disso, a empresa está a lançar uma iniciativa que permite aos detentores de iPhone guardar a sua identificação oficial no telemóvel.
Em alguns estados dos EUA, os utilizadores vão poder ‘ler’ os seus bilhetes de identidade e armazenar a informação na carteira digital do iPhone, ao mesmo nível que guardam informação de cartões de crédito e de cartões de trânsito. A empresa de Cupertino está a trabalhar com as autoridades governamentais para que o iPhone possa ser aceite nos aeroportos como documento de identificação oficial.
No que toca à privacidade, há uma melhoria na versão paga da iCloud que mantém os dados do utilizador, mesmo os hábitos de navegação, privados e longe da vista da própria Apple e de terceiros, permitindo também ocultar o endereço de email real, muitas vezes utilizado para campanhas de publicidade dirigida, noticia a Reuters.
Durante uma apresentação na WWDC, a Apple revelou os eventos in-app, uma forma de os programadores alojarem eventos ao vivo dentro das aplicações e que são mostrados em tempo real na App Store. Os criadores de jogos, por exemplo, podem assim alojar torneios e publicitá-los na App Store. Esta iniciativa irá rivalizar com a Facebook, que anunciou também ontem o plano de lançar eventos online para empresas e programadores, gratuitos até 2023.
Bem Bajarin, diretor executivo da Creative Strategies, fez um discurso onde revelou as conclusões dos estudos recentes que a sua empresa fez junto de programadores da Apple. O executivo conta que mais de 90% não tem intenção de parar de programar para aparelhos Apple, apesar de muitos revelarem insatisfação pela distribuição de receitas (a Apple cobra de 15 a 30% aos programadores). A sensação da maioria é que a Apple devia cobrar taxas apenas até 10% do total das receitas. Outra crítica muito apontada é que a empresa de Cupertino devia ser mais transparente quanto aos motivos pelos quais algumas aplicações são rejeitadas da App Store e mostrar mais formas de resolver problemas que possam surgir neste contexto.