A Vybe Together tinha conseguido passar quase despercebida às autoridades, ajudando a organizar festas secretas, onde pessoas se juntavam sem cumprir distanciamento social ou usar máscaras. Depois de Taylor Lorenz, do New York Times ter chamado a atenção para a conta de TikTok da Vybe Together onde era possível ver imagens e vídeos destas festas, a app começou a ficar sob os holofotes de todos.
Em primeira instância, a TikTok removeu a conta dos responsáveis da app, citando violação das normas de comunidade. A conta publicitava festas secretas para a Passagem de Ano em Nova Iorque. Agora, a app acaba de ser removida também da App Store pela Apple.
A secção de Perguntas Frequentes da Vybe Together reconhece a existência da Covid-19 e da necessidade de isolamento como medida de contenção. No entanto, a preocupação cai por terra no resto da descrição: “Ter grandes festas é muito perigoso. Por isso, não o suportamos. A Vybe é um compromisso, não às festas grandes, mas sim pequenos encontros”, cita o ArsTechnica. Em muitos locais, como em Nova Iorque, não são permitidos encontros dentro de portas entre pessoas que não partilhem o mesmo domicílio, logo aquilo que a app fomenta é considerado ilegal.
Um porta-voz da app explica que o intuito inicial foi mesmo ajudar a criar pequenso eventos em parques ou apartamentos durante a pandemia: “Nunca organizamos grandes festas e fizemos um vídeo promocional que deixou uma ideia errada sobre as nossas intenções, que, entretanto, já foi removido. Não promovemos grandes festas inseguras durante a pandemia”.