O Google Assistant Driving Mode que está a chegar agora a alguns smartphones Android tem uma interface de utilização ligeiramente diferente da que foi apresentada pela Google na conferência I/O do ano passado. Alguns participantes do XDA Developers Forum revelam já ter conseguido instalar o novo modo que acabará por substituir a app do Android Auto a longo prazo.
Mishaal Rahman, do XDA, confirma que já viu o novo modo instalado num Google Pixel 4, num Asus ZenFone 7 Pro e num LG Velvet. Para já, ainda não se sabe se a plataforma que está a ser disponibilizada tem todas as funcionalidades anunciadas pela Google em 2019.
O objetivo da gigante é que qualquer telefone Android com Assistant possa ter este modo e que este possa ser ativado com um simples comando de voz ‘Hey Google, Let´s Drive’, ou equivalente em português. Este comando ativa uma interface com todas as atividades relevantes e recomendações relacionadas com o trajeto ou com a agenda do utilizador e mostra funcionalidades de infoentretenimento que estariam vedadas a condutores de carros sem ecrãs táteis.
Os utilizadores que queiram saber se têm esta funcionalidade instalada devem abrir as Definições do Google Assistant e verificar se o Assistant Driving Mode aí aparece. A Google não comentou oficialmente esta descoberta da comunidade, com o porta-voz da empresa a dizer apenas que “estamos sempre a experimentar novas formas de tornar o Assistant mais útil”.