A Aqua foi apresentada pela Apple na Macworld em 2000 e a Microsoft parece mesmo ter ‘copiado’ a interface, apesar de não ter chegado a disponibilizar oficialmente o tema. No código fonte do Windows XP que foi recentemente divulgado na Internet há alguns temas que não chegaram a ser lançados para o público, entre os quais um com o nome Candy e que se assemelha bastante à criação da Apple.
O conjunto de definições de visualização é descrito como sendo para “uso interno” e como a “skin Whistler agradável à vista” (skin with eye candy). Sabe-se que Whistler era o nome de código do Windows XP. O tema parece ter sido desenvolvido e guardado apenas como ‘reserva de espaço’ para o motor de temas do Windows XP, explica o The Verge.
A versão final para consumidores do Windows XP acabou por chegar ao mercado com a versão azul e verde Luna em 2001 e ofereceu integração com objetos de terceiros e muitas opções de personalização.
No final da década de 1990 e inícios de 2000, a competição entre Apple e Microsoft era bastante acentuada, com as duas empresas a esgrimir argumentos em campanhas de marketing, como a faixa na conferência de developers da Apple a dizer “Redmond, liguem as fotocopiadoras” ou a campanha de anúncios Get a Mac.
É possível ver elementos das duas empresas nos sistemas operativos uma da outra, com a Apple a ter replicado algumas funcionalidades em torno das janelas, navegação, painéis de controlo e exploradores de ficheiros e pastas e Redmond a ‘inspirar-se’ no clássico Mac OS e depois no OS X.