Para assinalar o 30º aniversário, a iRobot decidiu, em vez de apresentar um novo aspirador robótico, anunciar uma plataforma de software: o iRobot Genius Home Intelligence. Esta aposta faz parte da nova estratégia da empresa em apostar mais em experiências digitais e visa oferecer aos utilizadores maior controlo e personalização sobre a limpeza efetuada pelos robôs. Na prática, o Genius 1.0 é a app iRobot Home redesenhada e focada em ajudar a lidar com três parâmetros da aspiração: onde, quando e como.
Assim, a Inteligência Artificial terá a capacidade de aprender quais as zonas que ficam sujas com maior frequência para poder avançar com limpezas proativas. O utilizador também poderá criar as suas próprias zonas de limpeza no novo mapeamento inteligente, o que pode ser útil para, por exemplo, evitar que o Roomba passe em áreas onde estejam crianças ou animais e respetivos itens. Os comandos podem ser dados através da app ou de um assistente de voz.

O software vai igualmente apostar em automatismos baseados em eventos para permitir que o robô perceba qual a melhor altura do dia para começar e parar a limpeza. Um bom exemplo é: o utilizador sai de casa a uma determinada hora, o Roomba começa a aspirar (a compatibilidade com o Braava Jet, graças à tecnologia Imprint Smart Mapping, permite que este robô esfregona avance com a lavagem do piso assim que o companheiro termine a sua tarefa).
Cada pessoa pode definir as suas próprias restrições e o iRobot Genius também pode ser usado em conjunto com dispositivos de casa inteligente e com o serviço IFTTT. Isto possibilita, por exemplo, que o aspirador perceba que o alarme de casa foi ativado porque todas as pessoas saíram para trabalhar, pelo que é uma hora indicada para limpar.
A deteção de padrões também permite a criação de tarefas recomendadas, como aspirar a cozinha depois de jantar ou limpar a sala na sexta-feira à noite. A isto juntam-se sugestões sazonais, como limpar com maior frequência em época de alergias ou de maior perda de pelos por parte dos animais. Além disso, se o Roomba ficar preso duas vezes no mesmo local, ele pergunta ao utilizador se pode deixar de visitar essa área para evitar potenciais problemas futuros.
Atualização gratuita
Estas novidades foram apresentadas numa sessão online com Colin Angle, fundador e CEO da iRobot, a que a Exame Informática assistiu e onde ficou a saber que a tecnologia do Genius 1.0 passa a estar disponível a partir de hoje, de forma gratuita, nestes produtos: Roomba da série S, I, E, 900 e 600; e Braava Jet da série M, 200 e 300.
Os responsáveis da iRobot garantem que o Genius será alvo de grandes atualizações a cada seis meses e consideram-no um “um novo cérebro”.
Questionado pela Exame Informática sobre potenciais violações da privacidade dos utilizadores por parte de um sistema cuja Inteligência Artificial assenta na colocação de perguntas, oferta de sugestões e recolha de dados, Colin Angle esclarece que a empresa segue o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e que “nunca venderemos dados” dos utilizadores. Além disso, frisa que toda a arquitetura é baseada em encriptação – uma solução que eleva os custos, mas de que a iRobot não abdica – e que o controlo sobre as sugestões e perguntas feitas pela Inteligência Artificial é dado ao utilizador para que ele possa ir ganhando confiança no sistema.