A Microsoft está a remover o Cortana da Xbox, mas continua a apostar no assistente pessoal para outras plataformas, como o Windows 10. Está disponível agora, em fase beta para testers registados, uma nova versão do Cortana que aceita comandos de voz e de texto. O foco é oferecer um assistente mais “conversacional” e com ênfase para os utilizadores empresariais, explica o The Verge.
O novo Cortana vai suportar a maior parte das funcionalidades existentes, incluindo queries, conversações assistidas, abrir apps, gerir listas e definir alarmes e lembretes. «Enquanto Beta, planeamos adicionar mais funcionalidades com o passar do tempo, através de updates ao Cortana a partir da Microsoft Store», disse Dona Sarkar, responsável pelo Microsoft Windows Insider.
A expetativa é que o novo Cortana chegue a todos os utilizadores do Windows 10 em 2020, estando para já restrito aos utilizadores testers registados com a preview Fast Ring do Windows 10, build 18945. A empresa de Redmond conta ainda que o novo Cortana tenha um desempenho melhorado, graças a novos modelos de linguagem e de discurso.