A Adobe, entre outros, já tem uma solução de preenchimento de imagens sensível ao contexto, ou seja, consegue eliminar elementos presentes nas fotografias de maneira a que não se perceba que houve manipulação. A solução, no entanto, não é a melhor quando se trata de abrir os olhos de alguém que pestanejou no exato momento em que a imagem foi captada. Agora, uma equipa da Facebook desenvolveu uma solução de IA que o consegue fazer e de forma bastante realista.
O grande desafio para esta equipa foi conseguir replicar o detalhe e a forma dos olhos, que têm uma natureza variável, o que torna particularmente difícil para um sistema informático analisar e manipular.
A solução daFacebook passou pela criação de um sistema Generative Adversarial Network, ou GAN, onde parte aprende a reconhecer rostos e a outra parte é responsável por repetidamente criar imagens que vai melhorando, com base na parte do reconhecimento, explica o Tech Crunch.
Este sistema consegue resultados bastante realistas, uma vez que a componente de reconhecimento permite ir afinando as imagens produzidas e chegar a uma fotografia manipulada, mas de forma tão convincente que “engana” a maior parte dos utilizadores.