![NY.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/5596896NY.jpg)
Seja fotógrafo amador ou profissional, é bem provável que já tenha passado por situações em que as suas fotos tiradas através de uma janela com uma câmara digital não tenham ficado com a qualidade desejada. Para ajudar nestes casos, investigadores do MIT vão apresentar na conferência ‘Computer Vision and Pattern Recognition’, que decorrerá no próximo mês, um algoritmo que remove automaticamente os reflexos.
De acordo com o The Next Web, YiChang Shih, responsável pela investigação, começou por notar que a maioria das janelas em Boston tem vidro duplo, o que dava origem a dois reflexos – um proveniente do vidro interior e outro do exterior. Partindo do princípio que, quando se consegue identificar as extremidades do reflexo, ele pode ser reduzido, os investigadores criaram um algoritmo que divide as imagens em blocos de píxeis 8 por 8, sendo que para cada bloco é calculada a correlação entre cada píxel. As estatísticas para os blocos 8 por 8 das 50 mil imagens de teste mostraram que esta é uma forma fiável de identificar reflexos em imagens recolhidas através de um vidro.
O objetivo futuro passa por enriquecer o algoritmo de forma a poder chegar ao mercado de consumo de fotografia digital e ajudar os utilizadores a ter melhor controlo sobre as imagens.