No ano 2000, o codec DivX tinha tudo para se confundir com um formato de discos concorrente com o DVD, que apenas permitia visionamentos durante 48 horas – e que viria a fracassar. Ao contrário do DIVX, o codec de compressão de vídeo DivX, criado pelo francês Jérôme Rota a partir da transformação de tecnologias da Microsoft, acabaria por alcançar os píncaros da fama na Internet – muito por força da imensa procura por conteúdos pirateados e pela capacidade de compressão que permitia “encaixar” num CD um filme que ocupava um DVD. Passados 15 anos, os CD entraram em desuso – e o DivX voltou a mudar de mãos, dando mais um passo para o seu fim.
De acordo com a Variety, o codec DivX e a empresa homónima que o detém acabam de ser vendidos à NeuLion por um valor de 62,5 milhões de dólares. A aquisição tem em vista o uso das tecnologias DivX no lançamento de serviços de transmissão de vídeo na Internet em resolução 4K.
Além da tecnologia, a NeuLion estará apostada em garantir a carteira de 200 milhões de clientes (que usam um total de mil milhões de dispositivos) que ainda recorrem a reprodutores de vídeo da DivX.
A avaliar pelos intentos que levaram à compra da tecnologia e da empresa – a marca DivX será mesmo descontinuada.
Em menos de um ano, é a segunda vez que a DivX é vendida. Há um ano, a Rovi tinha vendido a DivX aos fundos de investimento Parallax Capital Partners e StepStone Group. Essa primeira transação foi avaliada em 75 milhões de dólares.