Satya Nadella confirmou, durante uma conferência sobre os resultados do 4º trimestre fiscal da Microsoft, que a empresa vai juntar o Windows Phone, o Windows e o Windows RT numa única plataforma de sistema operativo com o lançamento do Windows 9 no próximo ano.
O objetivo desta unificação é passar a ter em comum um código base, aspeto, mercado de apps e acesso a serviços de cloud em todos os dispositivos, sejam eles PCs, consolas, smartphones ou tablets. Apesar disso, a Microsoft vai continuar a ter uma segmentação da sua oferta, disponibilizando características premium para determinados perfis de utilizadores.
Na prática, isto significa que a Microsoft vai passar a ter uma única equipa para desenvolver o Windows. Além disso, o Windows Phone, o Windows 8, o Windows RT e o Windows Server serão construídos num ‘core’ comum, conhecido como ‘NT core’. Passará também a haver uma loja e modelo de comércio unificados em todas as plataformas, tal como uma plataforma unificada para programadores.