No “reino da maçã”, as atenções estão todas centradas em Jonathan Ive. Além de ter sido apontado pelo próprio Steve Jobs como o “parceiro espiritual”, o executivo de 46 anos tem agora missão de apontar os caminhos estratégicos para os produtos da Apple. E neste momento, é o desenvolvimento do iOS 7 que está a consumir grande parte dos esforços dos departamentos de software e hardware da companhia. Tudo para que o novo sistema operativo do iPhone e do iPad possa estrear em setembro – um prazo que os especialistas duvidam cada vez mais de poder vir a ser cumprido. Até porque a conclusão de funcionalidades e tarefas de programação tem vindo a atrasar-se em várias frentes, informa a Bloomberg.
Entre as equipas de desenvolvimento reina um ambiente de pressão: Jonathan Ive, um reconhecido designer que sempre trabalhou no desenho de equipamentos, quebrou algumas tradições e promoveu o trabalho conjunto entre departamentos de software e departamentos de hardware.
A estas duas equipas ter-se-á juntado um reforço proveniente das equipas que trabalham o sistema operativo Mac. O primeiro desafio é a apresentação de uma versão demonstrativa em junho – mas o prazo de setembro continua a pairar como a principal meta.
Segundo algumas fontes que frequentam os bastidores da Apple, muito do potencial atraso no desenvolvimento do novo iOS 7 se deve à intervenção de Jonathan Ive: o executivo que garantiu um maior raio de ação após uma razia nas chefias promovida pelo CEO Tim Cook estará apostado em rever todos os pormenores dos novos serviços e módulos contidos no iOS 7.
Além de evitar a estreia de funcionalidades com bugs, como o serviço de mapas estreado o ano passado, a Apple Ive estará em vias de transformar algumas das ferramentas de calendário e e-mail, bem como potenciar o aparecimento de novas ferramentas de colaboração.
A estas funcionalidades poderão juntar-se muitas outras que se mantêm quase inalteradas, tanto na vertente técnica como no design, desde que o primeiro iPhone foi lançado em 2007.
São vários os indícios de que iOS 7 pode assumir contornos de grande mudança – resta saber se sempre consegue estrear em setembro.