De acordo com informações da Mozilla, a próxima versão do Firefox, ao contrário da anterior em que as melhorias foram maioritariamente no núcleo da aplicação e na gestão de memória, vai trazer algumas melhorias na funcionalidade.
No Firefox 8, vai ser possível pesquisar o Twitter diretamente da caixa de pesquisa do Firefox, o que vai permitir uma pesquisa mais eficiente por utilizador ou "hashtags". O comportamento dos separadores também sofreu algumas alterações. Agora, quando se arrastam para uma nova posição, ou para uma nova janela, estes são representadas por uma miniatura do separador, em vez de apenas uma linha.
Mas há mais. Quando o Firefox restaura uma sessão anterior, pode ser configurado para carregar inicialmente apenas a última separador ativo. Desta forma os restantes separadores só são abertos quando são visionados.
A gestão de "extras" também foi melhorada. A partir desta nova versão, qualquer extra instalado por uma aplicação externa tem de ser aprovada pelo utilizador para poder funcionar.
Na versão Android também vão surgir algumas melhorias. Esta versão vai ter a possibilidade de criar uma password mestra, para proteger e encriptar os dados de acesso das contas que são utilizadas no browser e também vai permitir personalizar o ecrã inicial do Android com os favoritos do utilizador.