A Waymo, empresa da Google especializada em veículos autónomos, está em franco crescimento, tendo aumentado em cidades como São Francisco e Phoenix o número de viagens semanais para mais de 150 mil. A empresa concluiu uma nova ronda de angariação de investimentos, conseguindo recolher 5,6 mil milhões de dólares e estando avaliada agora em 45 mil milhões.
O segmento dos robotáxis está a ser explorado por várias empresas e há uma parceira entre a Uber e a Waymo que se destina a disponibilizar este tipo de viagens em novos mercados nos EUA no próximo ano: através da aplicação Uber, os utilizadores em Atlanta e Austin vão poder chamar um táxi autónomo da Waymo. Também a Tesla está a planear um serviço próprio de ‘boleias’ com os carros autónomos da marca.
A unidade de portefólio ‘Outras Apostas’ da Google, onde se inclui a Waymo e a empresa de ciência Verily, teve receitas de 388 milhões de dólares no último trimestre, acima dos 297 milhões registados em igual período do ano anterior, lembra a Bloomberg.
A recolha de investimentos próprios junto de parceiros como Andreessen Horowitz, Fidelity, Perry Creek, Silver Lake, Tiger Global e T. Rowe Price ajudará a Waymo a continuar a desenvolver a sua atividade, enquanto aguarda que os desafios dos reguladores se resolvam.