A Thrive Capital é o parceiro escolhido pela OpenAI para liderar uma nova ronda de investimento e investir ela própria mil milhões de dólares na startup especializada em Inteligência Artificial. Nesta fase, as negociações não estão confirmadas oficialmente, mas foram reveladas ao The Wall Street Journal por uma fonte anónima.
As receitas anualizadas da OpenAI ultrapassam os dois mil milhões de dólares e a empresa, que no ano passado valia 29 mil milhões de dólares, passou a valer 80 mil milhões no início deste ano. Com esta ronda, o valor da empresa ultrapassará os cem mil milhões de dólares, mais de 90 mil milhões de euros ao câmbio atual. O crescimento da empresa deu um salto em 2022, catapultado pelo lançamento e sucesso do ChatGPT, e tem continuado com o anúncio de novos serviços, como o Dall-E 3 para geração de imagens ou o Sora para geração de vídeos.
Há algumas semanas, a OpenAI anunciou ainda que está preparar um protótipo de motor de busca, o SearchGPT, com o qual pretende dar aos utilizadores “respostas rápidas e atempadas com fontes claras e relevantes”. O plano passa por integrar eventualmente a ferramenta, que ainda está a ser testada com um pequeno grupo de utilizadores, no ChatGPT.
O protótipo pretende mudar a forma como pesquisamos na Internet, com a ajuda da Inteligência Artificial, naquilo que pode ser um claro desafio para a Google. “Julgamos que há espaço para tornar as pesquisas muito melhores do que são atualmente”, escreveu Sam Altman, o diretor executivo da OpenAI, na sua conta na rede social X quando anunciou o novo projeto.