A Apple publicou uma nota no portal de programadores onde informa que “em breve” vai permitir que os utilizadores europeus possam escolher as apps predefinidas no iPhone para realizar várias atividades. Chamadas telefónicas, envio e receção de mensagens, o teclado, o gestor de palavras-chave são as primeiras tarefas incluídas nesta alteração, com os utilizadores a poderem, ainda este ano, optar por outras aplicações para as executar que não as aplicações predefinidas por Cupertino.
No próximo ano, a abertura deve estender-se à navegação, às traduções e aos filtros de chamadas de spam. Também nessa altura, os utilizadores vão poder apagar a App Store, a Mensagens, a Câmara, a Photos e a Safari como aplicações do iPhone. As Definições e a Telefone vão ser as únicas que não podem ser apagadas, explica o The Verge.
A abertura na escolha de predefinições já chega ao navegador de Internet, mas a Apple tem algumas alterações previstas para aí. Com uma atualização, os utilizadores que tenham o Safari como predefinido, vão ter de percorrer um ecrã com todas as opções disponíveis e onde vão poder ler uma legenda sobre cada browser para depois poder confirmar a sua escolha.
Todas estas mudanças vão chegar aos utilizadores europeus devido a alterações nas políticas no ‘velho continente’, nomeadamente ao Regulamento dos Mercados Digitais.