A ZT Systems foi fundada há 30 anos e constrói infraestruturas personalizadas para alguns dos maiores hyperscalers do mundo. Embora os nomes dos clientes não sejam públicos, estima-se que a lista inclua Meta, Microsoft e Amazon. Agora, a empresa acaba de ser comprada pela AMD, no maior negócio de sempre da fabricante de chips: 4,9 mil milhões de dólares. A AMD pretende, com a compra, acelerar a adoção da linha de processadores para centros de dados Instinct.
“Traz mil engenheiros de classe mundial para a nossa equipa, permite-nos desenvolver silício e sistemas em paralelo e, mais importante, ter a nova infraestrutura de IA pronta e a funcionar em centros de dados o mais rapidamente possível”, descreveu a CEO Lisa Su ao Financial Times.
A aquisição deve estar concluída na primeira metade de 2025, depois de ser aprovada pelos reguladores. A compra deve ajudar a AMD a combater o domínio da Nvidia na Inteligência Artificial cujo sucesso vem, em grande parte, da oferta sistemática que disponibiliza, desde infraestrutura de computação ponto-a-ponto que inclui racks de servidores, equipamento de rede e ferramentas de software que facilitam o trabalho dos programadores que criam aplicações. Agora, a AMD quer ter uma abordagem semelhante também.
Em março, a ZT Systems estabeleceu uma parceria com a Nvidia para construir infraestrutura utilizando os chips Blackwell: “Acreditamos que a ZT como parte da AMD vai significativamente acelerar a adoção de soluções de IA AMD [mas] temos compromissos com clientes e vamos certamente honrá-los”, afiança Su.