O TikTok já aplica automaticamente a etiqueta “Gerado por Inteligência Artificial” ao conteúdo publicado na plataforma e que feito com recurso às ferramentas que disponibiliza. Agora, a rede social vai mostrar a mesma etiqueta em conteúdos criados noutras plataformas. Segundo a empresa, o sistema vai passar a reconhecer os metadados que indicam a presença de conteúdo gerado por IA e aplicar esta marca ao abrigo das Content Credentials.
A TikTok juntou-se à Content Authenticity Initiative da Adobe e à Coalition for Content Provenance and Authenticity, num esforço para mostrar aos utilizadores quais os conteúdos que são reais e quais os que foram gerados artificialmente.
Este reconhecimento vai ser implementado num sistema de múltiplas fases, com o primeiro passo a ser a categorização automática dos uploads que já usam as Content Credentials. Depois, a empresa vai adicionar essas etiquetas aos conteúdos gerados pelos efeitos de IA da TikTok e que se manterão mesmo que o conteúdo seja descarregado para ser publicado noutro local, noticia o The Verge.
Ainda sobre o TikTok, a ByteDance, a dona da rede social de vídeos curtos, apresentou recentemente uma queixa nos tribunais dos EUA que visa bloquear uma nova lei que pode resultar na proibição da plataforma naquele país. A ByteDance alega que esta lei é injusta e que constitui um ataque sem precedentes à liberdade de expressão, defendendo ainda que a nova lei dá uma ideia de que o TikTok constitui uma ameaça à segurança nacional.