A Microsoft vai comprar a propriedade da família Creuziger no estado do Wisconsin, EUA, incluindo uma quinta de abóboras que faz parte dos pontos turísticos locais. A empresa de Redmond precisa do terreno para o plano de construção de um centro de dados distribuído por múltiplos edifícios naquele local. A gigante norte-americana vai desembolsar 76 milhões de dólares, cerca de 68 milhões de euros ao câmbio atual, por todos os terrenos.
Em 2017, o governo local tinha oferecido cerca de um terço deste valor para depois ceder o terreno à Foxconn, mas a família recusou a proposta e decidiu esperar por alguém que oferecesse mais, lembra o The Verge.
Nos quase 1,6 quilómetros quadrados do terreno agora da Microsoft, há uma quinta de abóboras gigantes e uma plantação de milho. Ao lado, está outra propriedade também comprada pela Microsoft, por 99,7 milhões de dólares, ao governo local. A dona do Windows tem reservados mais de mil milhões de dólares para investir no projeto do novo centro de dados.
O centro de dados deve empregar inicialmente mais de 200 pessoas e o número de postos de trabalho pode chegar aos 600 a médio prazo, ainda assim uma fração dos 13 mil prometidos pela Foxconn em 2017. A empresa de Taiwan, no entanto, nunca conseguiu materializar estas intenções.