A Esri, entidade líder mundial em software de sistemas de informação geográfica (SIG), inteligência e mapeamento, acaba de premiar o Oeste Smart Region, um gémeo digital criado pela NOVA IMS, entre mais de cem mil entidades a concurso. A Esri User Conference decorreu em San Diego, na Califórnia, entre os dias 10 e 14 de julho.
O Oeste Smart Region é um gémeo digital da região Oeste e foi implementado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, integrando 12 municípios e promovendo a criação de um modelo de governança regional assente em dados e gestão de informação e capaz de suportar a criação de um verdadeiro centro de inteligência territorial promotor de uma mudança de paradigma no planeamento e gestão territorial baseada em factos.
Miguel de Castro Neto, coordenador do projeto e Diretor da NOVA IMS, enfatiza o “inquestionável sucesso” da implementação desta iniciativa e que “demonstramos em ambiente real que a transformação digital pode responder aos grandes desafios sociais que enfrentamos e que a ciência dos dados e a inteligência artificial estão já hoje ao serviço das pessoas e a suportar políticas públicas data-driven”.
Paulo Simões, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, salienta que “a emergência da dupla transição verde e digital, em paralelo com a procura do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, que são o foco da ação autárquica, impõem um novo modelo de desenho, execução, monitorização e avaliação de políticas públicas que o gémeo digital do Oeste desenvolvido no contexto do projeto Smart Region veio colocar ao serviço da nossa comunidade, dando assim um contributo inquestionável para a construção da coesão territorial”.
A Esri reconhece mundialmente os projetos mais inovadores e diferenciadores através do Special Achievement in GIS (SAG) Award e a edição deste ano tem então um nome português de entre mais de cem mil participações.