A Airbnb volta a trazer a opção de aluguer de quartos, numa “nova abordagem da ideia que deu início a tudo”, explica a empresa em comunicado. A tecnológica recorda que começou como uma forma para o utilizador se hospedar num quarto de uma casa de outra pessoa. Agora, num cenário de fim de pandemia, mas também de recessão económica, as pessoas vão querer voltar a viajar, procurando alternativas mais baratas de alojamento, pelo que a estratégia de apostar novamente nos quartos se justifica, segundo a Airbnb.
“Para cada anúncio de Airbnb Quartos há um Passaporte do Anfitrião, que ajuda os hóspedes a conhecerem melhor o anfitrião antes de reservar a acomodação. Também foi criada uma categoria Quartos com mais de 1 milhão de anúncios, os filtros foram reformulados e novos recursos de privacidade foram adicionados”, explica a empresa. O diretor executivo Brian Chesky assume que “com o Airbnb Quartos estamos a voltar à ideia que deu início a tudo, voltando à nossa filosofia original de partilha”.
Além do Passaporte do Anfitrião, que identifica melhor a pessoa que está a disponibilizar a oferta, os utilizadores vão ter acesso a melhores opções de filtros para alternar entre quartos, espaços inteiros ou outros tipos de lugares, discriminando por preço médio, e novos recursos de privacidade, mostrando claramente, por exemplo, se é possível trancar a porta do quarto ou se as casas de banho são privadas ou partilhadas.
Além dos Quartos, o ‘novo’ Airbnb traz instruções transparentes de checkout, melhores mapas, nova interface para os favoritos e redução das taxas de serviço para estadias longas, além de outras melhorias que estão discriminadas aqui.