Está a circular em canais de Telegram um conjunto de vídeo e cartoons que, alegadamente, servem para treinar e motivar os militares russos para o confronto na Ucrânia. Ainda não se sabe se os materiais são efetivamente usados com este propósito, nem se foram mesmo criados pelo Kremlin. Os cartoons são inspirados num estilo de Fallout e estão carregados de memes, referências a jogos de vídeo e filmes como Máscara ou Deadpool. O objetivo é ensinar os militares a esconder-se, a lidar com granadas e a sobreviver na guerra.
Em alguns dos vídeos vistos pelo Motherboard, assistimos a um instrutor a ensinar que os tropas devem disparar primeiro, procurar abrigo e estar em movimento constante para poderem sobreviver em combate e, para ilustrar a mensagem, vemos Deadpool morto depois de ter escolhido um mau sítio para se abrigar.
Já foram encontrados pelo menos cinco vídeos curtos, com cerca de um minuto de duração, a cobrir diferentes aspetos do combate, como dicas para construir trincheiras resistentes, como se abrigar dos efeitos de explosivos lançados por drones ou a encorajar a que todos façam a sua parte, sem esperar por outros (ilustrando-se este último com um meme inspirado no dos três Homem-Aranha a apontar uns para os outros).
A origem dos vídeos está ligada ao Telegram, mas já é possível encontrar cópias no 4chan, Reddit e Twitter. Os materiais estão recheados de subtilezas, como os cenários de batalha a passarem-se em campos de girassóis, a flor nacional da Ucrânia e os capacetes dos ucranianos a serem mostrados com SS (Putin defende que está a lutar contra os “nazis da Ucrânia”).
Durante a II Guerra Mundial, por exemplo, o Pentágono também recorreu a cartoons como material de formação para ajudar a treinar soldados, pelo que o uso deste tipo de conteúdos em cenário de guerra não é inédito.