Mark Gurman, jornalista de tecnologia da agência Bloomberg e fonte com um registo sólido na antecipação de futuros anúncios da Apple, revela que a empresa de Cupertino focou um grande número de recursos no desenvolvimento de uns óculos de realidade mista. Apesar de os rumores sobre este equipamento já terem vários anos, desta feita a Apple terá colocado mesmo em segundo plano desenvolvimentos e atualizações de outros produtos para se concentrar nesta nova categoria de hardware.
A apresentação deste equipamento, que pode chegar a custar três mil dólares, cerca de 2800 ao câmbio atual, deve acontecer na primavera – ou seja, algures entre o final de março e o final de junho – e as primeiras unidades devem chegar aos clientes a partir de setembro.
O aparelho vai suportar conteúdos em Realidade Virtual e Realidade Aumentada – uma combinação que é designada na indústria como realidade mista – e deve estar configurado com o novo sistema operativo Apple xrOS. Alguns programadores selecionados já terão tido direito a uma apresentação privada do equipamento – conhecido como Reality Pro – para poderem iniciar o desenvolvimento de aplicações para este hardware.
Também Ming-Chi Kuo, um analista de tecnologia especializado em produtos Apple, já tinha revelado, na semana passada, que parecia provável a apresentação deste headset à imprensa e ao público em geral na primavera ou em junho, antes da grande conferência anual de programadores da empresa, a WWDC.
Há muitos rumores sobre as eventuais capacidades e funcionalidades destes óculos, que passam por digitalizações da íris para verificação de identidade, autenticação e pagamentos automáticos, um interruptor físico para ‘desligar’ o modo de Realidade Virtual ou uma integração com os AirPods Pro que possibilita um modo latência ultra-baixa na parte sonora.
Ainda não há qualquer confirmação oficial da Apple sobre estas informações.