A Google anunciou que criar uma nova conta Fitbit e ativar novos dispositivos vai passar a exigir uma conta Google a partir de 2023. Este é o primeiro passo no sentido de uma maior integração da empresa de wearables no ecossistema da Google, já indiciada pela criação da marca Fitbit by Google, na sequência da aquisição.
Para os utilizadores que já têm contas Fitbit atualmente e que não estejam a ativar novos aparelhos, vai ser possível manter o registo atual, sem ter de migrar para uma conta Google. No entanto, a ‘benesse’ só é válida até 2025, altura em que estas contas vão ser terminadas e a passagem para a Google torna-se obrigatória. A tecnológica promete, numa página de FAQ, que vai ser “transparente com os clientes sobre os prazos para terminar as contas Fitbit através de notificações dentro da app Fitbit, por email e em artigos de suporte”, cita o The Verge.
Como parte do acordo de aquisição, a Google teve de se comprometer com a Comissão Europeia em manter os dados de utilizadores de Fitbit separados dos seus e de não usar essa informação para dirigir publicidade a estes, na área económica europeia, nos próximos dez anos.
Um porta-voz da empresa reitera que a mudança de política agora anunciada vai ser feita respeitando estas premissas e que as contas Google nos Fitbit vão manter-se de acordo com os compromissos feitos com os reguladores globais.
A Google salienta o aspeto positivo da mudança, referindo que “ter um login único para a Fitbit e para outros serviços Google garante segurança de conta de ponta, controlos de privacidade centralizados e muito mais funcionalidades Google”: