O USB tipo C tem vindo a ganhar muita popularidade. De tal modo que muitos dos dispositivos móveis que temos testado na Exame Informática usam este formato, não só para comunicação de dados, mas, também, para carregamento. Incluindo vários portáteis, graças ao facto de o standard aceitar potências elevadas.
Mas esta popularidade vai tornar-se numa obrigação depois do acordo conseguido entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros. As novas regras, previstas para começar a ser aplicadas no outono de 2024, pretendem, segundo o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (Twitter), Tiago Antunes, “poupar recursos aos consumidores e prevenir o desperdício e o seu impacto ambiental”.
O Parlamento e o Concelho da EU ainda terão de aprovar formalmente o acordo, o que deverá acontecer após o verão, e publicá-lo no Jornal Oficial da UE. Após esta publicação serão iniciados prazos automáticos, que apontam o início da aplicação prática da regulamentação no final de 2024. Naturalmente, as novas regras não serão aplicadas a produtos colocados no mercado antes desta data.