Mais de 100 instituições, em 17 distritos portugueses colaboram já com o Ukraine Live Aid, um projeto assente numa Power Page desenvolvida por Edgar Simões, engenheiro na Microsoft Portugal. O desenvolvimento desta iniciativa foi destacado por Satya Nadella, o CEO da empresa de Redmond, durante a sua palestra de abertura na conferência Microsoft Build 2022, o evento anual da companhia para programadores.
“Este projeto nasceu da vontade de apoiar os refugiados ucranianos. A pandemia mostrou-nos que a tecnologia serve melhor o seu propósito quando está ao serviço das pessoas em momentos de emergência social e desta vez decidi agir. Percebi que havia muitos dados dispersos sobre os centros de doação em território nacional. Mesmo com conhecimento limitado em Microsoft Power Pages e quase nulo em programação, desenvolvi a primeira versão da aplicação num fim-de-semana. A plataforma assenta num conceito de inovação aberta, na qual os utilizadores podem interagir em comunidade, dá voz e coloca no mapa as várias entidades, permitindo escalabilidade à iniciativa”, afirma Edgar Simões em comunicado de imprensa.
Já Satya Nadella, durante a Build, afirmou: “Já vimos pessoas a usar as Power Pages para trabalhos significativos e muito necessários. Em Portugal, Edgar Simões quis encorajar as pessoas a doar bens para ajudar a receção de refugiados. Utilizou o Power Pages para hospedar e construir a sua aplicação, permitindo-lhe lançar um site sem conhecimentos de HTML ou Web. Passou de uma ideia para impacto real em poucos dias”.
O Microsoft Power Pages, apresentado também agora, é uma plataforma de desenvolvimento e alojamento de páginas low-code, ideal para criar websites empresariais e permitindo que os criadores e programadores projetem, configurem e publiquem páginas para desktop e dispositivos móveis através de uma experiência visual fluída. As Power Pages tornam-se agora o quinto elemento da família Power Platform.
Inicialmente a plataforma de Edgar Simões arrancou com 30 pontos de doação e concentra agora mais de 100 locais, em 17 distritos de Portugal Continental, Açores e Madeira e apoiada por uma equipa de sete voluntários da comunidade técnica.
Pode saber mais sobre o projeto na página Ukraine Live Aid.