A Meta, empresa que detém o Facebook, revelou nesta quarta-feira (dia 2), durante uma videoconferência com analistas, que a funcionalidade de privacidade que a Apple lançou no sistema operativo iOS no ano passado – conhecida como App Tracking Transparency (ATT, Rastreamento de Aplicações Transparente, em tradução livre) – deverá ter um impacto de 10 mil milhões de dólares nas receitas do Facebook ao longo de 2022.
Depois de o relatório de contas do quarto trimestre de 2021 ter sido divulgado, o Facebook anunciou que as receitas do primeiro trimestre de 2022 deverão situar-se entre os 27 mil milhões de dólares e os 29 mil milhões de dólares, enquanto os analistas estimavam que ultrapassassem os 30 mil milhões de dólares.
Segundo a publicação CNBC, Dave Wehner, diretor financeiro da Meta, disse que “estamos apenas a estimar o que achamos ser o impacto geral das mudanças cumulativas do iOS na previsão de receitas para 2022” e que os 10 mil milhões de dólares são apenas “uma estimativa”.
A Apple introduziu o recurso ATT pela primeira vez na versão iOS 14.5 e está agora também disponível no iOS 15. A funcionalidade consiste em pop-ups que solicitam que os utilizadores permitam, de forma explícita, serem rastreados por uma aplicação, mas quando estão a usar outras apps. Se o utilizador não permitir, a aplicação não vai partilhar com a aplicação o identificador único do dispositivo, que tradicionalmente é utilizado para segmentar e medir a eficácia dos anúncios online. De acordo com um estudo da empresa AppsFlyer, feito em outubro do ano passado, 62% dos utilizadores de iPhone estavam a usar ativamente a funcionalidade ATT.
O impacto da Apple no negócio de publicidade digital do Facebook, as previsões abaixo do esperado e a perda de utilizadores diários, pela primeira vez, por parte da rede social, teve um efeito de ‘choque’ nas ações do Facebook, que chegaram a perder 23% do valor numa única sessão.