A Apple apresentou esta quinta-feira (dia 6) uma declaração onde revela quanto ganhou Tim Cook em 2021, depois de completar dez anos como CEO da tecnológica. Com um salário base de três milhões de dólares, 12 milhões de dólares em incentivos e 82 milhões de dólares em ações (e 100 milhões de euros para cobrir a segurança e os voos privados), o presidente ganhou 98,7 milhões de dólares (cerca de 87,3 milhões de euros) no ano.
A ganhar seis vezes mais do que os 14 milhões de euros em 2020, esta remuneração não inclui os mais de 700 milhões de dólares em ações adquiridas no último ano pelos dez anos de Cook na empresa. Este prémio sofreu alterações em 2013, a pedido do próprio, quando as ações da Apple caíram e a colocaram em risco caso não fosse devolvido dinheiro suficiente aos acionistas.
No mesmo documento, e segundo a publicação The Verge, a Apple diz também que “depois de reunir salário base, bónus, comissões e valor justo da data de concessão dos prémios de ações concedidos a funcionários em 2021” descobriram que o salário médio de um funcionário é de 68 254 dólares, o que faz com que a proporção da remuneração do CEO seja 1,447 para 1 em comparação com este.