A Evolution, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do mundo para jogos online de fortuna e azar, e a Reaktor, empresa de desenvolvimento e consultoria tecnológica que já trabalhou para organizações como a Adidas, Netflix, Nokia, HBO, Heineken, Agência Espacial Europeia, Airbus, entre outras, anunciaram nesta semana a instalação de centros tecnológicos em Portugal. Com estes dois investimentos devem ser criados 250 postos de trabalho já a partir de 2022.
Os investimentos da Evolution e da Reaktor juntam-se a muitos outros que têm sido feitos por empresas tecnológicas internacionais no mercado português ao longo dos últimos anos.
Jogos online de casino
A Evolution vai abrir em Portugal o seu nono centro de engenharia internacional, com o objetivo de criar 150 novos postos de trabalho. Surgiu, em 2006, na Suécia e conta atualmente com mais de 12 mil colaboradores em mais de 20 países do mundo. Agora pretende contratar 150 pessoas que se vão juntar aos mil engenheiros de software da empresa, integrando uma unidade de desenvolvimento de software completa para a criação de uma nova geração de jogos para a indústria online. A empresa oferece oportunidades de trabalho em todas as áreas de desenvolvimento de jogo, mas, numa fase inicial de recrutamento que teve início durante o verão, privilegia a contratação de engenheiros informáticos para a programação em Scala e JavaScript, assim como para posições de desenvolvimento de produto (como product owners) e controlo de qualidade.
Portugal foi escolhido como local de expansão da empresa devido “à cultural local e ao que oferece em termos de talento de engenharia”, diz a Anastasiya Priede, chefe dos departamentos de engenharia e crescimento global da Evolution, em comunicado. Destaca ainda que “é fundamental encontrar engenheiros qualificados com elevados níveis de criatividade e um forte impulso profissional”, surgindo o centro de engenharia de Lisboa pela expansão contínua da capacidade de desenvolvimento da multinacional como resposta à crescente procura dos produtos da Evolution a nível mundial.
A inauguração do novo escritório local da empresa deverá acontecer até ao final do ano de 2021 e a Evolution conta continuar a contribuir para estabelecer a linguagem de programação Scala na comunidade portuguesa de engenharia informática, que tem vindo a crescer em popularidade nas grandes empresas devido à sua fiabilidade.
Consultora tecnológica
De origem finlandesa, a Reaktor anunciou também nesta semana a abertura dos seus escritórios em Lisboa, contratando 100 novos talentos, devido à expansão da rede de centros tecnológicos na Europa.
Com escritórios em Helsínquia, Amesterdão e Estados Unidos da América, a empresa é um parceiro tecnológico que cria produtos digitais, serviços e estratégias como, por exemplo, o desenvolvimento de software, questões de marca ou de transformação digital para diversas áreas. A empresa que também tem como clientes a Zenrobotics, a LEGO, o Nasdaq e o Liverpool FC, quer recrutar, nos próximos três a quatro anos, mais de 100 pessoas em Portugal. Ainda que só esteja prevista a inauguração dos escritórios em dezembro de 2021, o recrutamento está já em curso dado a indiferente localização do contratado, uma vez que na empresa prevalece o teletrabalho.
Nizar Jouini é o chefe de engenharia e o responsável pela contratação nos mercados europeus que dirige os novos escritórios, tendo liderado a expansão de Helsínquia para Amesterdão. Afirma em comunicado que “quando estávamos à procura da localização certa, o cenário tecnológico português foi uma escolha natural para nós. A quantidade de talentos aqui é surpreendente. As pessoas têm as competências, são descontraídas e honestas acerca do que conseguem fazer” e que, além disso, “é uma oportunidade para a Reaktor aplicar a sua atitude de colocar as pessoas primeiro”. Para a empresa, ao permitir um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a Reaktor melhora a sua vantagem competitiva e a retenção do pessoal.
Visto como o ecossistema tecnológico que mais cresce na Europa, Portugal foi escolhido para a expansão das equipas tecnológicas da Reaktor como resposta ao crescimento da procura global de perfis altamente qualificados. Para a empresa, o facto de Lisboa se estar a tornar um centro para a relocalização de empresas tecnológicas devido à sua cultura tecnológica, à acessibilidade, à ambição e a um fuso horário central em relação ao Atlântico são motivos suficientes para a empresa se fixar e estabelecer aqui um centro de ligação entre Helsínquia e os Estados Unidos da América.